quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Neophyte 40M



Por dentro:



Vídeo em funcionamento:




Minha primeira postagem, um rádio que gostei muito de ter montado...
Um esquema muito simples e que usa um CI de grande responsabilidade no ckt o NE602.

Esse é o esquema original, porém na minha montagem coloquei um regulador de tensão para 6V que é a tensão de trabalho ideal para o NE602. Para isso disponibilizo o desenho da placa que fiz, que é muito parecido com a original.


O desenho da placa que fiz.


O desenho da placa. (versão original)


Relação de componentes:
U1 - NE602
U2 - LM386
D1 - 1N4001
T1 - Bobina de FI com núcleo pequeno
T2 - Bobina de FI de 10,7MHz (núcleo verde)
R1 - Potenciômetro de 1k
R2 - 100R
R3 - 1,5k
R4 - 10k
R5 - 4,7R
R6 - 10k
C1 - não usado me 40m
C2, C5, C13, C15 - 47nF
C3, C6, C20 - 10uF x 10V
C4, C11 - 150pF
C7, C8 - 330pF - NP0
C9 - 120pF - NP0
C10 - 68pF - NP0
C12 - 365pF - variável
C14, C16, C17 - 100nF
C18 - 100uF x 10V
C19 - 470uF x 10V
Para operar em 80metros alterar para os seguintes
valores:
C1 - 330pF
C7, C8 - 1nF - NP0
C9 - 470pF
C10 - 270pF
C11 - 150pF


Alterações para a placa que desenhei:
U3 - 78L08
C22, C23 - 100nF



Obs.: Agradeço ao Renato por ter me guiado nessa montagem e disponibilizado o esquema e desenho da placa.

15 comentários:

  1. Uma pergunta, esse capacitor variavel ai. Você conseguiu ele em alguma loja específica ou foi de canibalização de equipamento velho mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aí eu comprei no ebay. Faz tempo! Mas pode retirar de um aparelho antigo, desde que seja mais de 300pf. Abrs

      Excluir
  2. Parabéns pelo Blog, caro amigo.
    Estou vendo o artigo do Neophyte e verificando a ausência do C22, C23 e entre eles há um transistor que não constam no diagrama, porém eles existem na segunda foto. Poderia explicar a função deles? Estão próximo ao amplificador de áudio. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Junior!
      Esse C22 e C23 são para o regulador de tensão. Você está certo, me esqueci de publicar a placa desse Neophyte que tem o regulador de tensão. No projeto original não existe, pois é alimentado com 8V. Nesse que montei eu adicionei o regulador para 6V, que serve de alimentação do NE602. Obrigado por me avisar. Está aí também o desenho da placa que usei. Abrs!

      Excluir
  3. Ei amigo, da pra usa o ne602 como o 11 é 10 metros? (será que qualquer loja vende de eletriconica vende o ne602?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que pode ser possível, mas teria que ajustar as bobinas pra isso.

      Excluir
  4. Obrigado por compartilhar conosco esse projeto tenho uma dúvida a respeito da bobina de fi de núcleo pequeno o qual poderia usar eu não entendi o Sr poderia me explicar obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá Wagner, tudo bem? Sim é um bom projeto! Quanto a bobina de antena eu coloquei 4 voltas no primário e 22 no secudário. Porém tive amigos que conseguiram resultados diferentes desse. Mas não é tão crítico conseguir um resultado bom alí, basta usar o mesmo fio da própria bobina. Vale a pena tentar uma variação. Abrs!!!

    ResponderExcluir
  6. existe algum ponte que possa tirar sinal para o frequencimetro ?

    ResponderExcluir
  7. Olá Nailson. Experimente o pino 6 do NE612 ali tem o oscilador do radio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado nao tenho o NE612 o NE602 nao conseguir visualizar nada ali no frequencimetro to com dificuldade de encotrar os 40m obrigado estou trabalho nisso para fazer um belo QRP CW PU7RNP

      Excluir
  8. Parabéns heim só. Me diz uma coisa poderia me enviar o esquema o layout da placa em PDF vou fazer por corrosão. zz2ksf_estiva@hotmail.com

    ResponderExcluir